top of page
1ª sesión
_ 20.nov.2013

Aquí contaremos que hacemos en nuestras sesiones.
Todo el proyecto va a tener como base la educación no formal, una formación distinta de la que tenemos en la escuela, una educación donde aprendemos haciendo y luego sacando nuestras conclusiones te todo el proceso.

Hacemos dinámicas y juegos que nos ayudan a llegar donde necesitamos.

Empezamos las sesiones de Utopía en Alburquerque,

ya hay un grupo =)

Estamos todos muy motivados y la primera sesión fue muy util para fijar los nombres y los rostros de cada uno.

Hablamos del proyecto y conocemos un poco mejor las diferentes fases y actividades futuras. 

Na 1a sessão, fizemos algumas dinâmicas de apresentação, para conhecermos melhor as pessoas do grupo e os dinamizadores, Marie e Fernando, que apresentaram o Projecto Utopia. Num destes jogos - a teia -, cada uma também partilhou o que podia dar ao grupo.

 

A seguir, fizemos um jogo de improvisações sobre interacção a pares, dentro do grupo.

 

E no final, algumas perguntas foram lançadas: "O que é para ti participação cívica e democracia?" "Qual é o poder d@s jovens?" e conversámos junt@s sobre estes temas. Isto permitiu-nos ter uma ideia do nosso conhecimento acerca de onde está o poder de decisão na nossa sociedade, como funciona a democracia aqui, o que não está a bater certo e como podemos mudar as coisas. Nesta conversa, muit@s de nós falámos da escola como sociedade, pois é ali que passamos a maior parte do nosso tempo... 

Começámos a 2a sessão ocupando o espaço da sala, com música, para nos mexermos e termos consciência d@s outr@s no grupo.

 

Depois jogámos a "Quem sou eu?". Tod@s tinhamos um papel nas costas com o nome de um actor/actriz da sociedade (desde a vila até à Comissão Europeia: nível local, nacional e europeu). Assim iamos fazendo perguntas entre nós para descobrir quem representávamos.

Em seguida pensámos em conjunto na importância de cada um destes actores na sociedade, de quais nos sentimos mais perto, da confiança que temos neles. E disso surgiu uma reflexão sobre os problemas que as/os jovens vêm na sociedade portuguesa, como por exemplo a corrupção e a falta de confiança nos políticos, o racismo, a xenofobia.

 

A seguir, perguntámo-nos "O que eu/nós faria(mos) para ter uma sociedade melhor, utópica?", "De que precisamos e como realizar o que queremos, necessitamos?" por exemplo na escola. Aqui surgiram muitas observações e sugestões.

 

Jogámos também ao Jogo do Lobo (para relaxar ao fim da sessão e também para nos conhecermos melhor).

En la 2ª sessión pensamos y hablamos sobre nuestras expectativas y temores para esse proyecto de una manera dinamica y divertida.
Compartimos además viagenes a Portugal, pero lo que diciamos podría ser verdad o mentira, el outro tuve que descubrirlo =)

 

Bloque I _ Actividades Iniciales         

2ª sessão
2ª sesión
_ 25.nov.2013
1ª sessão

Bloco I _ Actividades Iniciais        

El objectivo principal en esse día fue pensar en como pederemos financiar nuestra parte en el proyecto.
El desafio fue encontrar soluciones y an salido ideas muy chulas para desarollar al largo del proyecto.

En breve más noticias.

3ª sesión
_ 5.dic.2013

Aqui contaremos o que fazemos nas nossas sessões. Todo o projecto tem como base a educação não formal, uma formação distinta daquela que temos na escola. É uma educação onde aprendemos fazendo e em seguida tirando as nossas conclusões de todo o processo.

Fazemos dinâmicas e jogos que nos ajudam a chegar onde queremos.

Começámos a 3a sessão caminhando e ocupando o espaço, e cada vez que a música parava, congelávamos fazendo uma careta com o corpo tudo. E descongelávamos uma a uma para podermos ver as outras e rirmo-nos ;)

 

Em seguida fizemos esculturas para uma grande exposição internacional: em pares, uma pessoa modelava a outra consoante um tema definido: primeiro "o poder"; depois trocámos para modelar esculturas sobre a tomada de decisão. A seguir cada escultor@ apresentava a sua escultura ao grupo e as suas escolhas de representação (a expressão e posição, a simbologia do material, da cor...). A seguir, falámos do Encontro de Preparação (informações) e três raparigas voluntariaram-se para participar e receber as colegas de Espanha.

3ª sessão

Para empezar, acogimos una nueva chica en el grupo, empezamos por conocernos un poco y luego emprezar hablando de la tematica.

Que decisiones tomo?
Que decisiones quiero tomar en mi día?

Pues esta fue la questión principal, partindo de aquí analisamos individualmente nuestra semana y nuestro papel en casa, con la familia, en la escuela, en nuestro pueblo, con nuestros amigos... en nuestro día. Lo compartimos con el grupo y hablamos de los diferentes puntos de vista.

4ª sesión
_ 8.feb.2014

Esta sesión fué más de logistica, para pensar y ver como podemos organizar la questión financera del proyecto, el grupo ha decidido conseguir parte del dinero organizando diferentes actividades. Estuviemos resolucionando todo, confirmando ideas para el cine y las papeletas, decidindo peliculas, sorteos, fechas y horas.

Hemos conocido un poco más nuestra pagina: mirar, escribir y editar.

5ª sesión
_ 15.feb.2014
4ª sessão
5ª sessão

Na nossa 4ª sessão, vimos a foto do grupo espanhol, a página web do projecto e tod@s ficámos muito entusiasmad@s.

 

Também lemos e respondemos às perguntas das nossas companheiras de Espanha. E deixámos-lhes algumas perguntas!

 

Depois tirámos uma foto do nosso grupo para elas verem, falámos das expectativas e receios que temos em relação ao projecto, e das ideias que temos - e são muitas! - para o intercâmbio (encontro transfronteiriço).

Começámos a 5ª sessão por ler as respostas que o grupo de Espanha deu às nossas perguntas. Depois tivemos um ponto de informação sobre a visita que a Blanca, a Lourdes e a Sara do grupo espanhol nos vão fazer no fim-de-semana de 8 e 9 de Março. Aqui combinámos quem queria receber as colegas, ficando a Ana Beatriz e a Sara como anfitriãs. A Rafaela não estava presente, mas sempre fica a participar no encontro.

 

Fizemos em seguida um diagnóstico participativo sob a forma de um programa televisivo com várias entrevistas, para sabermos qual a participação dos jovens nos locais, por onde se deslocam (escola, vila, etc) e para sabermos identificar alguns dos vários sítios onde podemos participar.

 

No final, combinámos passar mais tempo junt@s, o que significa que cada sessão vai ter sempre mais 25 minutos que o "oficial".

6ª sessão

Esta sessão durou só 50 minutos. Nela definimos quem ia e não ia ao intercâmbio e fizemos propostas para uma comunicação entre os grupos português e espanhol até o intercâmbio (criar um grupo Facebook do projecto, usar o Skype ou o Wazap). Tentámos organizar uma saida do grupo fora da escola para a semana a seguir (para estarmos mais tempo juntxs e mudar de ambiente), mas por causa da pouca disponibilidade de horário do grupo, da dificuldade de nos organizarmos em conjunto e talvez também da motivação geral, não se conseguiou marcar uma data.
A seguir, fizemos o jogo de apanhadas com os nomes, em que a pessoa que está no ponto de estar apanhada diz o nome de outra pessoa que passa a ser quem apanha, para criar dinâmica corporal e para termos a consciência de cada elemento que está no grupo.
Fizemos também uma dinâmica de avaliação: havia 3 círculos de giz no chão, um +, um - e um ? e cada um colocava-se num círculo em reacção à perguntas sobre as actividades que fazemos no projecto, sobre a nossa motivação do momento e para o intercâmbio. O Fernando e a Marie propuseram a criação de um grito do grupo para o Utopia, mas xs jovens disseram que não.

Novidades brevemente

Preparación
_ 15.feb.2014
8ª sessão
7ª sessão

Nesta sessão sentimos que a motivação geral estava baixa. A professora de português da turma veio buscar (era suposto ter vindo na semana anterior mas não apareceu) a maior parte dxs jovens do grupo para preparar as Jornadas da Juventude.

 

Com o resto do grupo (no fim, menos duas que tiveram que sair mais cedo), fizemos uma dinâmica de planeamento para várias actividades do intercâmbio:

1º: em círculo, falámos da organização de várias actividades previstas para o intercâmbio, como por exemplo os jogos, o passeio na Costa Vicentina, as refeições, a noite portuguesa, a festa final.

2º: reunimo-nos à volta de uma cartolina para afinar as nossas ideias para a organização do intercâmbio, numa conversa silenciosa, em que podiamos usar todas as maneiras de expressão que queriamos: escrita, desenho... e interagir com as propostas e impulsos dos outros, mas sem falar.

Esta foi a primeira sessão depois do intercâmbio, de onde viémos cheias de energia.

 

Começámos a sessão mostrando às nossas colegas que não puderam ir aquilo que fizemos. Voltámos a rir com algumas das situações e trocámos algumas fotos e vídeos. O nosso colega Alexandre vai fazer uma página no face para partilharmos toda esta informação.

 

Depois começámos a trabalhar as ideias que temos para a freguesia e para a escola. Estas ideias surgiram numa dinâmica que fizemos no penúltimo dia do intercâmbio e agora vão acontecer! Uma é a assembleia jovem, para expormos as nossas ideias ao presidente da junta e para estarmos a par dos projectos que estão a acontecer na freguesia. Na próxima 3ªf, dia 29, a sessão do Utopia vai ser essa assembleia. É às 15h, na Sala de Sessões da Junta de Freguesia de S. Teotónio. Venham e tragam um amigo (e uma ideia) convosco. A outra ideia é uma associação de estudantes para a escola. Como já estamos em Abril, talvez o melhor seja nestas poucas semanas de aulas que restam treinar e experimentar dinamizar actividades, para ver se há energia para criar uma associação de estudantes.

 

E foi assim, chegou às 16h15 e terminou a sessão. Até para a semana!

9ª sessão

Esta sessão da formação cívica/projecto Utopia foi especial. Fizemos uma assembleia de jovens na sala de sessões solenes da Junta de Freguesia e São Teotónio, onde esteve presente a senhora vice-presidente da Junta, Telma Guerreiro.

 

Éramos 12 jovens, entre os 14 e os 17 anos e começámos por nos apresentar e dizer porque estávamos ali. O nosso desejo é que a juventude seja mais activa e participe mais nas decisões em São Teotónio.

 

Em seguida a Telma falou-nos um pouco de democracia e da importância de votar, mesmo que seja em branco ou nulo (explicando o que são votos nulos e votos em branco). Também nos explicou de que forma podemos participar na assembleia de freguesia, que é um órgão onde todas as pessoas eleitas para a Junta de Freguesia estão presentes e podem ouvir o que as/os jovens têm para dizer.

 

Depois desta introdução, começámos a dizer do que queríamos falar. Do orçamento participativo jovem (OPJ) e de um espaço jovem em São Teotónio.

 

O OPJ de São Teotónio está agora em discussão pública, o que significa que podemos dizer se concordamos ou não, fazendo propostas que achemos que o podem melhorar, até dia 20 de Maio. O regulamento foi elaborado por um grupo de 10 jovens, que antes estudou vários outros OP's. Quem tiver jeito para o desenho pode também enviar a sua proposta de logotipo até dia 16 de Maio. Jovens entre 16 e 35 anos podem apresentar ideias, que toda a população da freguesia vai votar.

 

Depois do OPJ, falámos de um espaço jovem que gostaríamos de ter em São Teotónio. Demos como exemplo o espaço de criação jovem de Alburquerque, que conhecemos quando fizemos a primeira parte do intercâmbio em Espanha. É um espaço com computadores de uso livre, sítio para dançar, ouvir música, ver filmes, etc. Perguntámos como ter um semelhante aqui em São Teotónio. A Telma falou-nos de um espaço que a Junta pretende abrir em breve, por detrás do Espaço ST, que pode ser usado por toda a população, incluindo jovens. Também disse que o Espaço ST destina-se a jovens e que se não estamos contentes com ele, podemos dar propostas para mudar. Perguntámos se a Sociedade poderia ser um espaço jovem, mas a Junta não tem poder sobre a sociedade, teríamos que ir falar com a direcção.

 

Bom, com isto tudo eram 16h30 e tivemos que terminar a assembleia para ir apanhar o autocarro para casa.

 

Para a semana voltamos a encontrar-nos na formação cívica. Até já!

bottom of page